domingo, agosto 27, 2006

Esportes praticar ou não, eis a questão!

O que é esporte? Quais os benefícios? Esporte é um conjunto de exercícios físicos que pode ser feito em equipe – promovendo uma interatividade entre as pessoas ou individualmente, a prática deste constantemente estimula o raciocínio, reduz a ansiedade e o estresse e aumenta o desempenho mental e físico.

Hoje em dia, o esporte é visto como um grande aliado do ser humano, possibilitando-lhe vários benefícios e um equilíbrio emocional, por outro lado serve também como um libertador de vícios como: álcool, fumo e até mesmo das drogas.

Algumas pessoas vêem o esporte como um meio de vida, buscando como resultado – o equilíbrio interior, já outras o vêem como diversão, o qual este deixou de ser visto como apenas uma atividade de competição como na Grécia Antiga e em outros países, onde a vitória e o pódio olímpico eram as conquistas mais importantes, tornando-se um exemplo de qualidade de vida e formador de cidadãos.

E cada vez mais o esporte está sendo integrado à sociedade, passou a ser um fator de grande importância na vida das pessoas, seja como um formador de indivíduos, seja como um sociabilizador, influenciando positivamente na saúde e na educação, pois atualmente, a realização do ser humano não depende só do seu intelecto e sim de vários fatores integrados, que o leva a ser mais relacionado com o mundo.


E aos poucos foi surgindo o esporte nas escolas nas aulas de Educação Física com o intuito de influenciar diretamente no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, ensinando-os valores que são essenciais à vida, incluindo o trabalho em grupo, a autoconfiança, a disciplina, a liderança, o respeito, a inclusão, etc., além de oferecer benefícios psicológicos como aumento de concentração e redução de depressão, e como todo esporte possui regras que devem ser seguidas, acaba sendo também um formador de caráter.
Praticar uma atividade seja ela em grandes ou pequenas comunidades, seja feita através de atividades recreativas informais ou de grandes eventos realizados por federações, é de grande importância para o indivíduo, pois possibilita vida longa e saudável e diminui as chances de se ter várias doenças, principalmente as relacionadas ao sedentarismo como as doenças cardíacas.

Por isso, deve-se priorizar a melhoria da qualidade de vida do ser humano através do preenchimento do tempo ocioso com a prática de esportes seja qual for, porém antes de se começar a praticar, é necessário que se procure um auxílio médico, pois se a pessoa estiver iniciando ou estiver muito tempo sem fazer exercícios e resolver forçar logo nos primeiros dias de suas atividades, corre o risco de sofrer distensões em vários músculos do corpo, podendo trazer sérias conseqüências. E quanto mais cedo às crianças se exercitarem certamente no decorrer de suas vidas, estas serão mais ativas fisicamente, estendendo seu tempo de vida com saúde e bem-estar.

Além de trazer bons benefícios para a vida das crianças e dos adolescentes, a decorrente prática regular de atividades físicas, evita o sedentarismo, algo muito comum nesse mundo moderno. E as crianças são as mais afetadas, pois só querem saber de ficarem em seus quartos navegando na "internet" ou de irem para as "Lans Houses" para jogar, pra se ter uma idéia, muitas delas chegam a ficar mais de 10 horas em frente ao computador, elas ficam tão vidradas que nem piscam o olho, e isso é ruim pra elas, os pais têm que ficar de olho e colocar seus filhos para se exercitarem mais.

No entanto, o esporte não deve ser visto como uma competição, que vise sempre ter o melhor desempenho e sim priorize a sua inclusão no cotidiano e valorize a prática nas escolas, buscando a integração e não a discriminação dos menos aptos.

Mas a competição em si, tem seu lado positivo, traz benefícios no sentido de ensinar a criança desde cedo a ganhar e a perder em suas atividades seja sozinho ou em equipe, porém a cobrança em demasia pelo melhor resultado por parte dos pais ou treinadores, podem trazer como conseqüência – à aversão a prática esportiva.
Então moçada, vamos nos exercitar, vamos caminhar mais, deixar o sedentarismo de lado. Esporte é vida, é ação - esporte é saúde!
Bjos no coração,
Lú de Oliveira

____________POSITIVE VIBRATION!
;)

7 comentários:

Anônimo disse...

Seu blog está sdgfhd (esqueci o nome) publica.. rs
acho que é a sgsbcbc (tb esqueci o nome)(a falta de esporte a anos, com e o nome mesmo q agent fica..) que tá me deixando esquecido.. é sério!! mais enfim, so falta um sobre as artes! ai eu gostio.. rs

Anônimo disse...

Po luh seus textos são pequenininhos heimm...rsrs
li tudo!!kkkkkkkkkkkkkk
mas por falar em esportes ahhhh
eu gosto e é bastante saudável né?!
super bjoooooo

=]

Anônimo disse...

Aewwwww
Patricar esportes é muito bom...rs
Tem que ter força de vontade ;)
hehehehehe
Bjoos

Anônimo disse...

TÔ LIGADA q tu aproveitou a onda do seu "projeto final de curso" para criar esse texto....rsr!!..Pois eh Importe é vida, ajuda a espantar o stress e um monte de doenças!!
recomendo o SURF..pq todos...rsr!!
bjim

Anônimo disse...

Olá Lú, seu blog esta massa, adorei seus textos, você escreve muito bem.
beijos em seu coração

Anônimo disse...

SEU TEXTO SÃO BEM PEQUENOS NÉ? heuheue
POIS É...DEVEMOS NOS EXERCITAR; DEIXAR A PREGUIÇA DE LADO, POIS COM ELA PODE-SE EVITAR VÁRIOS PROBLEMAS.

PRATICANDO ESPORTES, VC FICA LEVE, DISPOSTO, ALIVIA O STRESS ENTRE OUTROSSSS

TAMBÉM RECOMENDO O SURF rsrs

CURTO PRATICAMENTE TODOS OS ESPORTES, SÓ FALTA COLOCA-LOS MAIS EM´PRÁTICA hihih

BEIJOSSSS

Anônimo disse...

Humm esporte praticar ou não,eis a questão...putz se depender de mim Luh eu não pratico rsrsrsr aff n sou mui chegada a esporte apesar de fz um bem ENORME em nossas vidas mais...ZzZzZzZ a preguiça fala mais alto rsrsrsrsrsrsrsrs espero superar isso um dia =D e vc pratica??huahauha me resp depois viu? beijãooo no core!!!