segunda-feira, outubro 12, 2009

Dica de leitura - De Frente Para o Sol (Irvin D. Yalom)


Sobre o livro:
"Por trás das nossas angústias, que muitas vezes atribuímos aos desafios do cotidiano, vive, na  verdade, ameaçador e silencioso , o fantasma da morte. Embora as religiões cumpram, desde o início dos tempos, o papel de nos oferecer uma resposta frente à finitude, incompreensível, da nossa existência, todas as nossas construções sobre a morte são imaginárias. A morte está sempre no terreno da incerteza, do desconhecido. Apesar disso, recorrendo às suas próprias convicções, à sua prática clínica e às elaborações de alguns filósofos, entre eles Epicuro, Schopenhauer e Nietzsche, Irvin Yalom nos convida a uma reflexão que se propõe a renovar o sentido da vida.

A morte, o sono sem sonhos, não deve ser temida nem transformada em um pesadelo que nos acompanha como uma sombra. De certa forma, somos todos imortais, uma vez que algo de nós se transmite aos que nos rodeiam e aos nossos herdeiros por meio do que Yalom chama de propagação.

A partir dos recursos da psicoterapia existencial, da qual Yalom é um dos criadores, e de instrumentos clássicos como a interpretação dos sonhos, este livro se propõe a ser um guia acessível a todos aqueles - tanto leitores comuns quanto psicoterapeutas - que desejam fazer uma reflexão mais aprofundada sobre os mistérios que o futuro e o destino abrigam para cada um de nós."

Um pouco sobre o autor:
Irvin D. Yalom nasceu em 1931, em Washington, D.C. Seus pais eram imigrantes russos que se estabeleceram nos Estados Unidos em busca de uma vida melhor. Desde criança, Irvin demonstrava profundo interesse pelos livros. Talvez tenha vindo daí sua paixão pela escrita e a vontade de transformar em narrativa o precioso material que seu trabalho como psiquiatra lhe daria. Yalom escreveu também Quando Nietzsche chorou, A cura de Schopenhauer, Mentiras no divã, Os desafios da terapia, O carrasco do amor e Mamãe e o sentido da vida. Atualmente, é professor emérito de Psiquiatria na Universidade de Stanford.

Mais um pouco sobre o livro:
"Em seu livro mais pessoal, em que expõe suas crenças íntimas, o autor de Quando Nietzsche chorou parte de situações concretas de sua atividade clínica para mostrar que sob a superfície das nossas aflições familiares, profissionais ou afetivas se encontra, na verdade, a angústia que se alimenta da certeza de que a cada dia nos aproximamos  mais da morte.

Por meio das histórias de seus pacientes e dos ensinamentos daqueles que foram seus mestres, Irvin Yalom abre novas perspectivas para transformar a ideia da morte, insuportável como a luz ofuscante do sol, em energia vital."


Obs: Os livros do Irvin D. Yalom são ótimos para aqueles que fazem psicologia.

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigado pela dica vou deixar uma tmb....o livro A Ordem é Amém de john Chelh eu li e fiquei encantada com o livro pois ele fascinante muito bom mesmo...espero que gostem!!!

eu o achei no site: www.seteseveneditora.com.br

Unknown disse...

Mais uma dica:


A Sete Seven Editora lança o curso de Inglês mais barato do Brasil por apenas 2,99 com 40 exercícios (no livro) e 40 vídeo aulas (via internet)...

Ideal para quem não tem tempo para aulas presenciais o curso Two Nine Nine que custa apenas 2,99 chegou para trazer facilidade com qualidade!!!

Veja mais detalhes no site: www.seteseveneditora.com.br

Good Class!!!!!