"Do mesmo autor de Quando Nietzsche Chorou.
Qual o sentido da vida? Por que o sexo é tão importante? O que a morte representa para nós? De que forma lidamos com a dor? Como amar e ser amado plenamente? Estas são perguntas que, em algum momento, nos fazemos e que atormentam a existência da grande maioria dos pacientes do Dr. Irvin D. Yalom.
Psiquiatra há mais de trinta anos, Irvin D. Yalom reúnde, neste livro, dez casos emocionantes de pessoas que lutaram bravamente para encarar as dificuldades e superar a dor: da angústia, da morte iminente, da impotência, da compulsão, do autodesprezo, da perda de um filho e da solidão. São histórias impressionantes que, além de explicar de maneira acessível e esclarecedora como funciona o processo terapêutico, revelam a coragem de seres humanos que foram capazes de enfrentar seus demônios e transformaram para sempre o curso de sua trajetória e a relação com aqueles que o cercam.
Nestas narrativas surpreendentemente verdadeiras, o escritor disseca ainda a delicada relação entre médico e paciente. Longe de se mostrar um observador distante, Yalom se coloca no olho do furacão, confidenciando aos leitores suas fraquezas, seus preconceitos, suas antipatias e até mesmo seus possíveis erros. Ao contrário do que se imagina, os bons terapeutas também se entediam, se envolvem, se identificam, são involutariamente seduzidos e repelidos, amam e odeiam seus pacientes.
O Carrasco do Amor é muito mais do que um livro sobre a terapia e seus benefícios. É um relato tocante sobre a capacidade que cada um possui de se superar, de encontrar o amor (por si mesmo e pelos outros), um significado para a vida e a vontade de seguir sempre adiante, mesmo sabendo dos percalços do caminho.
Irvin D. Yalom nasceu em 1931, em Washington, D.C. Seus pais eram imigrantes russos bastante pobres, que se estabeleceram nos Estados Unidos em busca de uma vida melhor. Desde criança, o pequeno Irvin demosntrava profundo interesse pelos livros. Talvez tenha vindo daí sua paixão pela escrita e a vontade de transformar em narrativa o precioso material que seu trabalho como psiquiatra lhe daria. Yalom escreveu também Quando Nietzsche Chorou, A Cura de Schopenhauer, Mentiras no Divã e Os Desafios da Terapia. Atualmente, é professor emérito de Psiquiatria na Universidade de Stanford."
"Uma mulher de 70 anos apaixonada por seu terapeuta. Um doente em estágio terminal obcecado por sexo. Uma jovem obesa que não consegue manter nenhum tipo de contato com outras pessoas. Estes são alguns dos dez casos relatados por Irvin D. Yalom em O Carrasco do Amor.
São histórias que impressionam pela sinceridade e pela coragem com que estes pacientes se dispõem a enfrentar seus problemas. Segundo Yalom, o primeiro passo para se alcançar o equilíbrio emocional é aceitar que cada um seja responsável por sua condição.
Um livro indispensável para quem quer conhecer como funcionam o processo terapêutico e fascinante da mente humana."
"Dr. Yalom demonstra mais uma vez que está no caminho certo, a essência da terapia é tão interessante quanto a mais rica e moderna ficção." New York Times
"Como Freud, Yalom é um escritor elegante e inteligente. A fascinante, comovente, inspiradora e extraordinária natureza da psicoterapia é descrita com eficiência e, o mais surpreendetemente, com humor." Washington Post Book World