domingo, março 04, 2007

Aquecimento Global - Você se interessa por esse assunto?



Antes de começar, vamos entender primeiro o que é o aquecimento global para ver se vale a pena ou não debatermos sobre esse assunto que vem sendo notícia no Brasil e no mundo.


Aquecimento Global é o aumento da temperatura média da superfície da terra, não acontecendo em apenas numa única zona, mas sim em todo nosso planeta, e este fenônemo se deve as constantes atividades do homem (incluindo, para além do aumento de gases de estufa, outras alterações como, por exemplo, as devidas a um maior uso de águas subterrâneas e de solo para a agricultura industrial e a um maior consumo energético e poluição) ou por causas naturais...a maioria do aquecimento observado durante os últimos 50 anos se deve muito provavelmente a um aumento do efeito estufa, sendo que é quase certo que o aumento da temperatura que estamos enfrentando é causado pela ação humana e não se trata de apenas um fenômeno natural como alguns dizem.


Mas será mesmo que você já se deu conta do que pode acontecer com o planeta terra daqui a alguns anos? Ainda não? Se eu fosse você começaria a se preocupar, talvez você pense que daqui a 100 ou 150 anos não esteja mais vivo. E os seus descendentes como ficam? Temos que pensar também nos seres que estarão vivos daqui pra lá ou não? Alguns de nós devem até pensar: Será que é tão grave assim esse tal de aquecimento global? Eu diria que é gravíssimo, pois haverá extinções em massa por todo o planeta tanto no nível da fauna como da flora, e é previsto que tanto os ecossistemas naturais como as comunidades humanas mais dependentes do clima venham a ser fortemente pressionados e postos em perigo.


Pra se ter idéia o ano de 1998 foi o mais quente do século XX. E esse aquecimento se deve:



  • Ao grande uso de combustíveis fósseis


  • E outros processos em nível industrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao efeito estufa, como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFCs.

Para se controlar a emissão de gases de efeito estufa tem-se que tomar medidas severas e é quase certo que vamos ter que enfrentar um aumento da temperatura global que continuará indefinidamente, e cujos efeitos serão piores do que quaisquer efeitos provocados por flutuações naturais, o que quer dizer que iremos provavelmente assistir às maiores catástrofes naturais - agora causadas indiretamente pelo homem - alguma vez registradas no planeta.


E sabe por que os dinossauros foram extintos? Não? Foi devido ao severo arrefecimento global, pois é, mas se você também não quiser ser extinto antes do tempo e extinguir os que ainda estão por vir, que tal se interessar pelo assunto em questão e ver de que forma se pode contribuir para melhorar o aquecimento global e melhorar também nossa estadia na terra.


Acho que a humanidade nunca se preocupou com o que vem ocorrendo no planeta, talvez agora quem sabe! Vamos dá uma chance a nós mesmo, mas isso só será possível se cada um de nós fizermos a nossa parte.



CURIOSIDADES

- 2 a 4,5 °C. De acordo com estimativas feitas pelo painel intergovernamental de mudança climática, essa é a faixa de elevação que deve sofrer a temperatura média global até o final deste século. (A previsão foi revista em Setembro de 2006. Anteriormente, a gama prevista era de 1,4 a 5,8 °C.)
- 2.000 quilômetros quadrados. Todo ano, áreas desse tamanho se transformam em deserto
devido à falta de chuvas.
- 40% das árvores da Amazônia
podem desaparecer antes do final do século, caso a temperatura suba de 2 a 3 graus.
- 2.000 metros. Foi o comprimento que a geleira Gangotri (que tem agora 25 km), no Himalaia
, perdeu em 150 anos. E o ritmo está acelerando.
- 750 bilhões de toneladas. É o total de CO2
na atmosfera hoje.
- 2050. Cientistas calculam que, quando chegarmos a esse ano, milhões de pessoas que vivem em deltas de rios serão removidas, caso seja mantido o ritmo atual de aquecimento.
a calota polar irá desaparecer por completo dentro de 100 anos, de acordo com estudos publicados pela National Sachetimes de New York em julho de 2005, isso irá provocar o fim das correntes marítimas no oceano atlântico, o que fará que o clima fique mais frio, é a grande contradição de aquecendo esfria.
- o clima ficará mais frio apenas no hemisfério norte, quanto ao resto do mundo a temperatura média subirá e os padrões de secas e chuvas serão alterados em todo o planeta.
- o aquecimento da terra e também outros danos ao ambiente está fazendo com que a seleção natural vá num ritmo 50 vezes mais rápido do que o registrado a 100 anos.
- de 9 a 58% das espécies em terra e no mar vão ser extintas nas próximas décadas, segundo diferentes hipóteses.

Bjos no coração

Lú de Oliveira

;)

_____________________POSITIVE VIBRATIONS!

5 comentários:

Unknown disse...

hahaha
luh,vc tambem é cultura neh!!
quem diria

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk
A gente já tá sofrendo conseqüências do aquecimento global! Na época que é pra fazer sol chove, na época que é pra chuver faz sol! O tempo tá muito louco! As pessoas que são "jovens" no mundo de hoje... tem medo de colocar seus filhos no mundo... sem saber se esse mesmo mundo pode trazer conseqüências graves + tarde por causa do aquecimento globlal! Realmente esse assunto é muito complexo, e devemos procurar nos informarmos mais, pra saber no que podemos fazer pra ajudar, pra que futuramente não aconteça algo ruim!
Beijos

Anônimo disse...

O problema é que ninguém ajuda nessa situação, é certo que "uma andorinha só não faz verão"..porém é preciso se mover ou melhor cada um fazer sua parte. Até quando uma pessoa morre, no seu enterro ela contribui com o aquecimento, pois com o corpo, enterramos aço, cobre, concreto, que lançam CO2 no ar ao se decompor...até pra ser cremada tbm signifca queima de combustivel(cimiterios ecologicos..eh sério). Tem várias medidas a serem tomadas, eh bem melhor ingerir alimentos produzidos ou plantado perto de casa, pois os importados gastam um bocado de combustivel para chegar até nós...ahah!!

ASBDesign disse...

Aquecimento Global, um assunto interessante e muito preocupante.Mas é um preocupante que fica lá na ultimo lugar entre os problemas do mundo, sendo ate desconhecido por alguns.

Lendo essa semana a revista Super Interessante que aborda esse assunto de uma forma bem clara e divertido; tem cada coisa que você contribui para o aquecimento que nem sabe; como é o caso do CIGARRO, VIAGENS, SAIR DE CARRO E VÁRIOSSSSSSSS OUTROS.

Se você pára para pensar verá que praticamente tudo que fazemos contribui para o aquecimento global; com isso surge uma pergunta; sera que vamos párar de viver para ajudar a combater ou ate mesmo amenizar o aquecimento global??

Até o PEIDO contribui para o aquecimento, pois é no peido que se encontra o METANO... Um caso interessante também é que a agricultura é responsável por 75% (se não me engano)da "contribuição" isso é por causa do pum da vaca que libera uma grande quantidade de metanol tbm hihihi

Poxaaaaaaaaaa são tantos problemas, tantos casos, mas a maior parte dele sem solução, sem saber como começar só são dados ideias ideias e mais ideias....

Porque tudo ocorre desse jeito???

Anônimo disse...

_saah_
blz q o aquecimento global parece ceriu mais mew, nada verrr essas coisas de que o mundo vai acabar nisso.......!