sábado, abril 05, 2008

A Cidade do Sol (Khaled Hosseini)

Vou escrever mais uma sinopse de outro livro do Khaled Hosseini, chamado A Cidade do Sol (A Thousand Splendid Suns) que gostei muito, pra quem gosta de ler, lá vai mais uma dica, espero que gostem também desta.
"A história dos homens não é diferente da história das mulheres, embora possa parecer à primeira vista.
Depois de ter fugido, junto com sua família, do Afeganistão aos 17 anos, Khaled Hosseini, autor do best-seller internacional O caçador de pipas, nunca mais voltou a seu país natal. Até março de 2004. Nessa época, a violência e as injustiças da sociedade afegã já eram conhecidas no mundo inteiro. Paisagens desoladas, terroristas talibãs e mulheres de burqa simbolizavam toda uma nação que, no entanto, já havia sido cercada por colinas verdejantes, comandandas por reis ilustrados e cujas mulheres eram admiradas por sua extrema beleza e freqüentavam as universidades. Khaled voltou ao Afeganistão e lá decidiu escrever este novo romance, A cidade do sol.
A cidade do sol conta a história de Mariam e Laila. Duas mulheres muito diferentes que se encontram em meio ao caos da intolerância, das tradições distorcidas, da guerra contra tudo o que genuinamente somos. São protagonistas unidas para sempre pelo desejo de superar o sofrimento e o medo, vencer a opressão e encontrar a felicidade. Um desejo sem cor, sexo, raça ou credo.
Mariam tem 33 anos e viveu metade de sua vida num casebre isolado, distraindo-se com as flores, os mosquitos e as pedras de um riacho. Quando ela tinha 15 anos, sua mãe morreu e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Na grande cidade, Mariam cumprirá seu destino de mulher: servir ao marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos.
Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser, Laila." Sua mãe preocupa-se com os filhos que partiram para lutar contra os soviéticos, e esquece que a menina precisa tanto de sua atenção como os rapazes de suas preces. Laila vai à escola todos os dias, é inteligente, sonha com países distantes e com seu amigo, Tariq. Sempre soube que a vida era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos.
Confrontadas pela turbulência da história de um país, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram e estão absolutamente sós, com suas expectativas sobre a vida viradas de cabeça para baixo. A partir desse momento, embora o acaso - e também o ódio e a insensatez - continue a decidir seus passos, uma outra história começa a ser contada. Aquela que apaga as fronteiras entre países, entre idéias, entre Ocidente e Oriente, entre justo e injusto, amor e ódio, bem e mal, entre homens e mulheres."
Boa leitura!

Nenhum comentário: